quarta-feira, 30 de setembro de 2009

É Sábado...o Rossio Marquês de Pombal é o destino...

Sábado, aquele dia em que a cada passo no rossio se pára para um cumprimento, aquele em que a “Ti Maria” de São Bento traz o seu galo para vender, o “Ti Joaquim” da Fonte do Imperador vem à cidade vender as azeitonas pisadas, e aqui, meus senhores a nossa imaginação pode ser muito fértil, há na realidade as mais variadas mercadorias a vender…é claro que muitos dos nossos vendedores não vão crescer economicamente, mas com toda a certeza a sua semana não será a mesma se não puder vir vender as suas coisinhas à nossa cidade no Sábado de manhã…Acrescentemos agora a maravilhosa Feira das Velharias, que delicia gentes de todos os lados, possivelmente não fazemos ideia da quantidade de pessoas que se desloca, propositadamente a Estremoz, para visitar esta Feira. Qual não foi a minha admiração, quando há dias, em conversa com uma colega de Lisboa, ela me disse que muitos dos seus colegas não dispensam a passagem pela nossa cidade, pelo menos uma vez por mês, no Nossos Famosos Sábados!

Sentando-me na explanada da Pastelaria Formosa, e perdoem-me a publicidade mas não tenho que respeitar as regras da publicidade, bebo o meu café e fico a observar apenas o ambiente que se colocava na minha frente, pensava que esta ”troca das coisas boas da vida” é algo que nenhuma cidade, aqui por perto tem. E, no meu pensamento, surgiu uma imagem virada para o futuro, a construção do Novo Mercado que cria melhores condições para aquelas pessoas que passam as suas vidas, dedicadas a comercializar os nossos produtos a quem nos visita todos os dias e vai levar a imagem de Estremoz para fora das nossas muralhas; em simultâneo, com o retirar das "barraquinhas de lata" é dada uma Maior Visibilidade ao tão falado Mercado dos Sábados…Não me parece positivo dizer que é um mau investimento, aquele que é feito em prol das pessoas e da nossa cidade, não me parece positivo dizer-se que se vai acabar com a tradição de uma terra, quando o objectivo é melhorar, e isso sempre foi e será um sinal positivo…

Para que Estremoz caminhe em frente, não podemos, nós estremocenses, deixar que nos coloquem onde não queremos...

2 comentários:

  1. Deprimente a gentalha do jantar do mouquinha:
    constutores falidos á espera que volte a mama (pato, rocha, migúens) desiludidos da politica (cóias, normando, mendes,costa,luciano) gente menor que sempre mamou(pimentão, cuco, ernesto) e trabalhadores malandros (albino, matuto,fole).
    COM GENTE DESTA QUEM PODE FALAR EM RIGOR.
    ARRECADEM-SE DEPRESSA ANTES QUE O POVO VOS CORRA A PONTAPÉ!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Só 30 Câmaras deverão mudar.

    Não vejo Estremoz neste mapa.

    SEM MAIS COMENTÁRIOS, CONSULTEM:

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=150231

    ResponderEliminar